Evangelista Fernando: O que a Biblia Sagrada fala sobre a Páscoa

domingo, 26 de março de 2023

O que a Biblia Sagrada fala sobre a Páscoa



 A Páscoa é uma celebração religiosa que tem origem na Bíblia Sagrada, especificamente no livro do Êxodo, capítulo 12. Este capítulo descreve a primeira Páscoa, quando os israelitas foram libertados da escravidão no Egito.

Segundo a Bíblia, Deus ordenou que os israelitas sacrificassem um cordeiro e passassem o seu sangue nas portas das suas casas, para que o anjo da morte passasse por elas e poupasse as vidas dos primogênitos. Em seguida, os israelitas comeram a carne do cordeiro junto com pães sem fermento e ervas amargas, em uma refeição que simbolizava a libertação da escravidão e a partida para a Terra Prometida.

A Páscoa cristã, que é celebrada em memória da ressurreição de Jesus Cristo, também tem suas raízes na Bíblia Sagrada. No Novo Testamento, os evangelhos relatam que Jesus celebrou a Páscoa judaica com seus discípulos antes de ser crucificado.

Assim, a Bíblia Sagrada traz a Páscoa como uma celebração importante, que tem um significado profundo para o povo judeu e também para os cristãos.

Os evangélicos costumam celebrar a Páscoa de forma semelhante a outras denominações cristãs, com ênfase na importância da ressurreição de Jesus Cristo. Algumas igrejas realizam cultos especiais durante a Semana Santa, que é a semana que antecede a Páscoa, e que incluem momentos de reflexão, oração e adoração. No domingo de Páscoa, as igrejas evangélicas geralmente realizam cultos festivos para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, com hinos, pregações e orações. Além disso, muitas igrejas também organizam atividades para as crianças, como a distribuição de ovos de Páscoa e brincadeiras. Alguns evangélicos preferem não associar a celebração da Páscoa com símbolos pagãos, como o coelho e os ovos de chocolate, e optam por enfatizar o significado espiritual da data. Em vez disso, eles podem realizar cultos de adoração e reflexão em família ou em comunidade, com leituras bíblicas e momentos de oração e meditação sobre a ressurreição de Jesus.

Em Lucas 22:7-23, está descrito que Jesus e seus discípulos se reuniram para a ceia da Páscoa, também conhecida como "a última ceia". Durante a refeição, Jesus instituiu a celebração da Santa Ceia, que é a cerimônia religiosa em que os cristãos comemoram a morte e ressurreição de Jesus por meio do pão e do vinho.

"E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a páscoa.

E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;

Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." Lucas 22:7-20

Assim, a celebração da Páscoa é importante tanto para os judeus quanto para os cristãos, e tem um significado profundo relacionado à libertação e à salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas